domingo, 16 de novembro de 2014

BORRACHOS ou CHAPADOS



Borrachos ou Chapados? Na Adrenalina do Álcool

Prof. José Gomes

 
Não é raro encontrar no Facebook imagens de adolescentes de ambos os sexos ostentando nas mãos um “copo de bebida”, individualmente ou em grupos formados por outrem de afinidade e interesse comuns.
Para essa gente o ato de beber dá status, “destaque” e “eleva” a autoestima. As festas populares de grande ou de pequena dimensão, as baladas, são ocasiões propícias ao consumo de bebidas alcoólicas, que, no dia subsequente, levam=nos ao mísero estado de estarem “chapados”, “borrachos”, ressaqueados...
Não se pode “olvidar” dos famosos bailes funk, onde, além da ingestão exorbitante das “drogas líquidas”, há uma tremenda perda de energias corporais pela prática de movimentos os mais frenéticos e eróticos, ou até mesmo pela chegada às “vias de fato”, sexualmente falando.
Cada indivíduo tem liberdade de expressão e aqui se inclui a corporal; segundo o Livro Sagrado, o Criador deu livre arbítrio a cada um (mas sabe-se que quem não escolher o bem está fadado ao fracasso existencial). Até aqui é compreensível. O que não é admissível é que quase todos optem pelo mal que, na “voz reflexiva” recai sobre eles mesmos, porque dia de ressaca representa um prejuízo imensurável para a saúde e para a própria vida de cada  amante da “curtição”, de cada “jovenzinho”: o efeito do álcool em excesso no seu organismo e a inevitável hospedagem de “embriões” de futuras doenças, o sono perdido em noites de efervescente adrenalina, ou diurnamente o consumo da “loirinha”, da “caninha” e outras bebidas congêneres, na mesa de bar, bebendo “socialmente”.
Enganados por suas escolhas,  inconscientes dos malefícios que suas opções lhes proporcionam, a falta de amor próprio e de zelo com sua saúde, caracterizam um grave problema  para a sociedade, uma vez que esses sujeitos – adolescentes e jovens – exercem uma cidadania pré-histórica ou medieval.
Para fazer a reversão desse quadro de degradação ou degeneração do ser humano, é mister uma sólida educação doméstica, desde a mais tenra idade do ente, a fim de que cada um adquira consciência, senso de proteção pessoal e da edificação de uma vida sadia, a partir de alternativas acertadas na prova do “livre arbítrio”, de rejeição ao que é nocivo, tornando-se, outrossim, componente valoroso da sociedade.



Para ilustrar este texto, seguem-se duas letras de músicas ligadas ao assunto.

Bebe Negão

Renato Fechine
 
(é isso aí meu bum, acorda pra tomar gagau ! lasca
hoje não tem pococó nem dança de rabo,
o mule tô comendo água viu, hum, tô não, porque ?
Ô meu Deus !!)

Hoje eu acordei pra beber (bebe negão)
Hoje eu acordei pra biritar (Ô meu Deus) (birita negão)
Hoje eu acordei pra comer água ( come negao )
Hoje eu acordei pra mamar (o meu bem, lasca) ( mama
negao )

Eu vou beber pra esquecer meus problemas (bebe negão)
Eu vou beber pra esquecer minhas dívidas (bebe negão)
Eu vou beber para escecer minhas angústias (oiii)
(bebe negão)
Eu vou beber que hoje eu quero alegria
(meu Deus, Ô meu Deus) (bebe negao) ( Ô meu Pai !)
(bebe negão)

Elva doce, milome, pitu e rainha (Ô meu Deus) (bebe negão)
51 e caninha da roça (Ô meu Deus, Ô como é bom) (bebe negão)
Tatunobilis, campari, cerveja e vodka (Ô prá rebater)
(bebe negao)
Que é pra acalmar o meu coração sofredor (bebe negão))

Eu vou beber pra esquecer meus problemas (Oii) (bebe negão)
Eu vou beber pra esquecer minhas angústias (Ô meu
Deus) (bebe negao)
Eu vou beber pra esquecer minhas dívidas (Ô meu Pai)
(bebe negao)
Esquecer o Serasa e SPC, meu bem (bebe negão) (Ô meu
Deus)
(este solo vai pro gerente do meu banco)

Só um sorrisal pra rebater
Só um sorrisal pra rebater
Só um sorrisal pra rebater
Só um sorrisal pra rebater

Eu vou beber pra esquecer meus problemas (bebe negão)
Eu vou beber pra esquecer minhas dívidas (bebe negão)
Eu vou beber pra esquecer meus comprexos (bebe negão)

A crise monetária internacional (bebe negão)
Pra concruir a batida da lage (bebe negão)
Esquecer os marmanjos que querem azarar minha mule
(bebe negão)
Bato em minha vizinha pra que ela tenha respeito.
Ô mule ruim (bebe negao)

http://www.vagalume.com.br/renato-fechine/bebe-negao.html


Eu Bebo Sim

Composição: Luiz Antonio e João do Violão ·

Canta: Elza Soares

Eu bebo sim Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo

Eu bebo sim Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo

Tem gente que já tá com o pé na cova
Não bebeu e isso prova
Que a bebida não faz mal
Um pro santo, desce o choro, a saideira
Desce toda a prateleira
Diz que a vida tá legal

Eu bebo sim Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo

Eu bebo sim Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo


Tem gente que detesta um pileque
Diz que é coisa de moleque
Cafajeste ou coisa assim

Mas essa gente
Quando tá com a cara cheia
Vira chave de cadeia
Esvazia o botequim

Eu bebo sim Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo

Eu bebo sim Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo

Bebida não faz mal a ninguém
Água faz mal à saúde


http://letras.mus.br/elza-soares/395270/

Nenhum comentário:

Postar um comentário