"O Professor Está Sempre Errado"
Jó Soares
O que é ser professor? Esta parece uma pergunta
retórica, mas só parece! Este questionamento está na base das discussões
pedagógicas, filosóficas, sociológicas, antropológicas e históricas sobre a
atividade docente. Muito se tem produzido teoricamente sobre o
assunto. Porém, na prática, no dia a dia das instituições nas quais
realizamos nossas atividades, vivemos um clima de "cada um por
sí e salve-se quem puder". Ademais, os espaços de
sociabilidades institucionais que ocorrem geralmente no início de cada
semestre, as chamadas "Semanas Pedagógicas",
que deveriam ser voltadas à reflexão sobre a prática, com felizes
exceções, são vistas pela maioria dos professores (pressionados
a participar) como mera "perda de tempo"
uma vez que são organizadas variavelmente com: dinâmicas de integração (que nem
todos gostam), apresentação das regras institucionais (previamente
decididas pela direção) uma ou outra palestra com professor pesquisador sobre
temas pedagógicos (algumas vezes sem relação direta com a
prática). Soma-se a tudo isso a resistência de muitos professores,
experientes ou não, com formação pedagógica ou não, em refletir sobre a
sua prática.
Não é à toa que se reproduzam,
neste contexto de desvalorização da atividade docente, frases, textos, imagens
e ideias que expressam determinadas representações do "Ser
professor" e da Educação. Vez por outra recebemos alguma em
nossas caixas de mensagens, rimos muito (ou poderíamos chorar) e repassamos aos
demais colegas. Essas mensagens, no entanto, são carregadas de
ideologias que indicam, em parte, o que se não acreditamos, acabamos por
legitimar com a sua divulgação, algumas vezes incluindo comentários
sarcásticos ou desanimados no cabeçalho. Há também aquelas que
supervalorizam a profissão ou a romantizam. Felizmente é
possível encontrar textos provocativos que, com humor refinado e
assumindo uma perspectiva dialética, conseguem expressar a complexidade da
questão, nos impelindo à reflexão.
Inauguro neste blog
uma página para postar, comentar e receber comentários sobre as
representações do professor presentes nestes textos, afim de aprimorarmos o
debate franco e consciente sobre a nossa prática e nos contrapormos
às ideias deturpadas e parciais sobre a nossa profissão.
Para inaugurar essa
seção e provocar o início deste debate trago a crônica de Jô Soares "O
Professor Está Sempre Errado".
O Professor Está Sempre Errado
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'
Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele!
(Jô Soares)
Disponível em: http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/07/o-professor-esta-sempre-errado-jo.html
Acessado em: 28/01/2015.
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