sexta-feira, 29 de junho de 2012

Presidente ou Presidenta?

Polêmica Linguística: 
Presidente ou Presidenta?


Foto oficial da Presidenta Dilma Rousseff
Acessado em: 29/6/2012


Uma aula:
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Miriam Rita Moro Mine, Universidade Federal do Paraná, explica

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
 "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

O que explica o blog do Palácio do Planalto

04/07/2011 às 18h35
A partir de 1º de janeiro de 2011, o Brasil tem pela primeira vez uma mulher na Presidência da República. A novidade, porém, trouxe uma dúvida. Para outros cargos de governo a questão do gênero não se mostrou polêmica.
À medida que mulheres foram ocupando funções como as de ministra, governadora e deputada, por exemplo, a alteração do substantivo do masculino para feminino não levantou tantos questionamentos. Mas para presidente, qual seria a regra certa: a presidente ou presidenta?
A norma culta da língua portuguesa acata as duas formas como corretas e aceitáveis. De acordo com o dicionário Houaiss, “presidenta” é o feminino de presidente, embora seja menos usual. Já o dicionário Aurélio diz que a palavra pode ser usada no masculino e feminino, apontando “presidenta” como “esposa do presidente” ou “mulher que preside”.
Acessado em: 29/6/2012

Este assunto tem trilhado as veias virtuais da internet e causado grande celeuma. Talvez muita gente se esquece  de que língua e coisa que se transforma,existem variações, neologismos. Embora haja uma explicação dentro da variante padrão, que recusa o termo “presidenta”, esse vocábulo não poderia ser um neologismo? Que ofensa ele causa a quem? Não há necessidade de tanta especulação e polêmica. Não é possível que, pelo uso a palavra “presidenta” seja aceita e recorrente?                                                                                                                                             
E você, que opina? Compartilhe conosco seu ponto de vista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário