quarta-feira, 27 de junho de 2012

Histórias em Quadrinhos

No âmbito das Histórias em Quadrinhos, há uma turma maravilhosa e bem baiana, que nos proporciona belas histórias, .tão típicas e realistas, e que bem expressam os tipos humanos do interior. É a turma do Xaxado, da autoria de Antonio Cedraz.
Conheça aqui sobre esse desenhista e delicie-se com algumas tiras, protagonizadas por personagens como Zé Pequeno, Xaxado, Arturzinho, Genuíno e outros mais.
 

Antonio Luiz Ramos Cedraz, mais conhecido como Antonio Cedraz, nasceu numa fazenda no município de Miguel Calmon, na Bahia, formado em Magistério, trabalhava como professor primário, e na cidade de Jacobina exercendo esta profissão, teve seus primeiros contatos com as histórias em quadrinhos.
Em 1998 teve a ideia de criar a Turma do Xaxado, personagens com os pés fincados no chão de nosso Brasil, retratando com suas aventuras e experiências infantis a dura realidade do Nordeste Brasileiro, a descriminação racial e nossos costumes e lendas tão admirados em todo o mundo.
Não sabia ele que hoje sua turminha seria um trabalho reconhecido, admirado, ganhador de vários prêmios e comparado a grandes personagens dos quadrinhos mundiais.
Reconhecido como Mestre do Quadrinho Nacional pelo Prêmio Ângelo Agostine, e colecionador já de cinco prêmios HQMIX, Cedraz demonstra três características muito raras de se encontrar num único quadrinista brasileiro, humildade, paciência e profissionalismo. Agradeço novamente a ele, a honra de ter nos cedido esta maravilhosa entrevista.

https://sites.google.com/site/zinebrasil02/entrevista_antonio_cedraz
19/6/2012

Eis o site da Turma do Xaxado: www.xaxado.com.br.

Comece a gostar da turma lendo a seguinte tirinha.














Agora... Pense na sua região, o que ela tem de típico, sua paisagem, sua gente, suas tradições...
Seria interessante criar uma HQ sobre algo do meio onde você vive, não seria?
Que  tal você mesmo criar alguns personagens e cenários inspirados no seu ambiente de vida e produzir uma HQ? Boa ideia, não é? Então, mãos a obra. Depois se lembre de postar aqui para que possamos apreciar sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário